terça-feira, 25 de novembro de 2014

Feira Literária de Itabuna promoverá fomento à literatura regional

Imagem: Divulgação

De 4 a 7 de dezembro irá acontecer a primeira Feira Literária de Itabuna (FELITA), que será sediada no colégio Ação Fraternal de Itabuna (AFI). O evento é uma realização da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC); e tem como objetivo estimular a leitura na cidade e região.

A Feira contará com a participação de diversos escritores regionais, como Cyro de Mattos e Daniela Galdino, e também com grandes nomes da literatura nacional, como Leonardo Boff e Capinan. A programação do evento ainda contará com uma presença internacional, o poeta Ondjak, natural de Luanda, que possui suas obras traduzidas para diversos idiomas.

Segundo Ricardo Mascarenhas, coordenador geral da FELITA, o evento tem como objetivo estimular a leitura em Itabuna e apresentar ao público produções da literatura regional, que acontecerá através de “uma programação cultural diversificada que inclui a participação de escritores de destaque nacional participando de debates, a interação entre artistas sulbaianos e o público”, destacou Ricardo.

Para Brisa Aziz, vocalista da banda Manzuá – que irá se apresentar na FELITA –  e é também
Foto: Brisa Aziz
uma das Musas Itinerantes, a Feira permitirá ao público visitante “experimentar a melhor das sensações que é a de encantamento pelo que está no interior das palavras”, além de perceberem o poder transformador da literatura.

Brisa ainda faz uma crítica ao novo método de ensino em algumas escolas da região, que simplesmente ignoram a literatura regional dentro das salas de aula. Segundo ela, “corremos um grande risco de homogeneizar e simplesmente dissociar as próximas gerações do que é muito bem produzido aqui”. Logo, a realização da FELITA é muito importante para fomentar e divulgar a literatura sul baiana dentro da região em que ela é produzida.

A FELITA além de estimular a literatura regional no Sul da Bahia, irá proporcionar vivências literárias para todas as idades. Pois terá oficinas, debates, leitura pública de contos e poemas e apresentações de bandas regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dar uma dica? Fazer uma crítica? Fique a vontade!
*Comentários com conteúdo ofensivo ou imoral não serão aceitos*